Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Racismo Algorítmico: Inteligência artificial e discriminação nas redes digitais
Racismo Algorítmico: Inteligência artificial e discriminação nas redes digitais
Racismo Algorítmico: Inteligência artificial e discriminação nas redes digitais
Audiobook5 hours

Racismo Algorítmico: Inteligência artificial e discriminação nas redes digitais

Written by Tarcízio Silva

Narrated by Matias Erisson

Rating: 5 out of 5 stars

5/5

()

About this audiobook

Reconhecimento facial, filtros para selfies, moderação de conteúdo, chatbots, policiamento preditivo e escore de crédito são apenas algumas das aplicações que usam sistemas de inteligência artificial na atualidade. Mas e o que acontece quando as máquinas e programas apresentam resultados discriminatórios? Seriam os algoritmos racistas? Ou trata-se apenas de erros inevitáveis? De quem é a responsabilidade entre humanos e máquinas? E o que podemos fazer para combater os impactos tóxicos e racistas de tecnologias que automatizam o preconceito? Neste audiolivro, o pesquisador e mestre em Comunicação Tarcízio Silva busca observar a incorporação de hierarquias raciais nas tecnologias digitais de comunicação e informação. O racismo algorítmico se tornou um conceito relevante para entender como a implementação acelerada de tecnologias digitais emergentes, que priorizam ideais de lucro e de escala, impactam negativamente minorias raciais em torno do mundo. Quando algoritmos recebem o poder de decidir – a partir dos critérios de seus criadores – o que é risco, o que é belo, o que é tóxico ou o que é mérito, os potenciais discriminatórios se multiplicam. O autor investiga de forma interdisciplinar o fenômeno do racismo algorítmico em tecnologias como mídias sociais, buscadores, visão computacional e reconhecimento facial. 

LanguagePortuguês
Release dateNov 14, 2023
ISBN9781094459738
Racismo Algorítmico: Inteligência artificial e discriminação nas redes digitais
Author

Tarcízio Silva

Tarcízio Silva atualmente é Senior Tech Policy Fellow pela Fundação Mozilla, produzindo pesquisa e incidência sobre transparência, responsabilidade e antirracismo na inteligência artificial. Também é curador na Desvelar, colaborador na Tecla / Ação Educativa e Instituto Sumaúma. Pesquisador, mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA; e realiza doutorado em Ciências Humanas e Sociais na UFABC, onde estuda controvérsias multisetoriais na regulação de inteligência artificial. Autor de "Racismo Algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais". Organizou publicações como Comunidades, Algoritmos e Ativismos digitais: olhares afrodiaspóricos (LiteraRUA, 2020), Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais (Editora IBPAD, 2018) e Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações (Uva Limão, 2016). Para saber mais: currículos no LinkedIn, CV Lattes e updates no Twitter.

Related to Racismo Algorítmico

Related audiobooks

Social Science For You

View More

Related articles

Related categories

Reviews for Racismo Algorítmico

Rating: 5 out of 5 stars
5/5

9 ratings1 review

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

  • Rating: 5 out of 5 stars
    5/5
    Um livro potente! Somente através da educação e dos questionamentos é que podemos evoluir como sociedade. Não existe Transformação Digital sem Transformação Social. Livro imperdível!!!

    1 person found this helpful