Discover this podcast and so much more

Podcasts are free to enjoy without a subscription. We also offer ebooks, audiobooks, and so much more for just $11.99/month.

#20 - A felicidade é relativa?

#20 - A felicidade é relativa?

FromPare o Mundo que eu Quero Saber


#20 - A felicidade é relativa?

FromPare o Mundo que eu Quero Saber

ratings:
Length:
32 minutes
Released:
Mar 27, 2021
Format:
Podcast episode

Description

Saiu o ranking global de felicidade deste ano, feito com base no Relatório Mundial da Felicidade. E advinha só: com a pandemia, o Brasil despencou 12 posições, ocupando o 41º lugar. Mas será que esse ranking registra com fidelidade a forma como as pessoas de cada país se sente? Para responder isso, é preciso entender os requisitos utilizados para compor essa lista. Ao medir o nível de felicidade, o relatório utiliza sete critérios: PIB per capita, apoio social, vida saudável, expectativa de vida, liberdade, generosidade e ausência de corrupção.Ninguém discute que realmente as pessoas precisam do básico para ser feliz. Sociedades em guerra, em regimes autoritários ou que vivem com problemas estruturais de falta de acesso a alimento, saúde e educação convivem com a infelicidade cotidianamente. Mas a partir do momento em que um povo alcançou o mínimo, não só para sobreviver, mas também pra levar uma vida confortável, novas necessidades surgem.Um exemplo disso é a Finlândia, que ocupa o primeiro lugar do ranking global de felicidade, mas tem enfrentado sérios problemas com a saúde mental de seus jovens. O relatório “Na sombra da felicidade” de 2018, por exemplo, mostrou que cerca de 16% das mulheres e 11% dos homens finlandeses relatam estar em sofrimento. Além disso, o mesmo estudo apontou que o suicídio é responsável pelas mortes de 35% dos jovens de 16 a 24 anos.Podemos dizer então que o conceito de felicidade é relativo? As questões subjetivas também impactam no estado de espírito das pessoas? É possível ser feliz em um momento de tantas tristezas, como a que vivemos agora com a pandemia? Sobre esse assunto, conversamos com o professor da pós-graduação em Psicologia Positiva da PUC do Rio Grande do Sul, Gustavo Arns; e com o escritor, consultor e professor de pós graduação na FAE Business School, Luiz Gaziri.Vem com a gente para Um Papo Sobre Ciência, podcast do Jornal da Band com apresentação de Joana Treptow, que tem a proposta de discutir temas da atualidade sob a perspectiva científica, ouvindo quem entende do assunto.Sonorização: Sammy FarahEdição: Larissa ScarpeliniCoordenação: Stéfanie RigamontiDireção: Andre Basbaum
Released:
Mar 27, 2021
Format:
Podcast episode

Titles in the series (100)

Pare o Mundo que Eu Quero Saber é um podcast da Band que tem a proposta de explicar assuntos da atualidade, com uma linguagem leve e acessível. Sob o comando de Joana Treptow, o podcast recebe especialistas e jornalistas.