Discover this podcast and so much more

Podcasts are free to enjoy without a subscription. We also offer ebooks, audiobooks, and so much more for just $11.99/month.

Unavailable#134 Quando segundos contam
Currently unavailable

#134 Quando segundos contam

FromMedicina do Conhecimento


Currently unavailable

#134 Quando segundos contam

FromMedicina do Conhecimento

ratings:
Length:
11 minutes
Released:
Aug 10, 2022
Format:
Podcast episode

Description

Bom dia, boa tarde, boa noite! Seja bem vindo ao nosso podcast Medicina do Conhecimento, desde 2015 o primeiro podcast sobre anestesia e medicina perioperatória. Aqui você pode compartilhar ciência e informação a qualquer momento e em todo lugar. Somos em agosto de 2022 mais de 154 mil plays de 52 países. Quero agradecer você colega ouvinte, acadêmico de medicina ou apenas amante de podcasts por estarmos juntos há tanto tempo e em mais um episódio.

Eu sou Pablo Gusman, o Anestesiador. Juntos falamos sobre tendências, dicas e a prática da medicina, além de assuntos sobre qualidade de vida! E como compartilhar é multiplicar convido você a convidar alguém que possa ser impacto por este assunto, ou mesmo que mereça receber esse conteúdo. Vamos juntos conversar sobre mais um assunto sem fronteiras no mundo do conhecimento.

O que dizer quando segundos contam e podem fazer a diferença na nossa prática? Sugamadex é um agente de reversão de indução de bloqueio neuromuscular por aminoesteróides. Seus testes em humanos se iniciaram em 2005, quando descobrimos sua segurança e eficácia. Sua aprovação para uso clínico na Europa e Austrália em ocorreu em 2008 e pela ANVISA no Brasil em 2009. Desde então, trata-se de uma alternativa eficiente aos anticolinesterásicos em anestesia geral, permitindo o uso de rocurônio como substituto do suxametônio para indução de sequência e seu uso para bloqueio neuromuscular profundo.

A reversão dos bloqueadores neuromusculares adespolarizantes usualmente é feita por um inibidor da colinesterase principalmente pela neostigmina que, a partir da inibição dessa enzima, impede a degradação da acetilcolina, aumentando sua disponibilidade na fenda sináptica. Porém, esse aumento da acetilcolina não ocorre de forma seletiva apenas nos receptores nicotínicos da junção neuromuscular, mas há o aumento também em receptores nicotínicos de gânglios autonômicos e muscarínicos do sistema nervoso simpático e parassimpático.

Na prática, isto provoca diversos efeitos colinérgicos indesejados, como bradicardia, náusea, vômitos, broncoespasmos, aumento de secreções brônquicas e câimbras abdominais. Para tentar diminuir esses efeitos, associa-se uma droga anticolinérgica como atropina. Esses agentes antimuscarínicos também estão associados a efeitos adversos como midríase, boca seca, aumento da pressão intraocular, broncodilatação e taquicardia.

Além disso, agentes anticolinesterásicos não são capazes de reverter bloqueio neuromuscular profundo. Eles possuem efeito-teto devido aos níveis limitados de acetilcolina na junção neurmuscular, podendo ocasionar reversão incompleta do bloqueio ou mesmo recurarização, visto que sua duração de ação pode ser mais curta do que a atividade do próprio relaxante muscular.

Ouça mais sobre o assunto no nosso Podcast #134!

E você? Qual sua experiência com o uso dessas drogas? A atual quebra de patente abriu a oportunidade de uso rotineiro do sugamadex?

Compartilhe conosco sua experiência! Ative a notificação para ser informado quando um novo podcast for publicado e a qualquer momento e em todo lugar, escute a rádioweb no www.medicinaconhecimento.com.br

Escolha sua plataforma e ouça mais podcasts. Siga pelo Spotify, Deezer, Itunes, Google Podcasts, Soundcloud, Youtube e mais uma dezena de agregadores de podcast. Na medicina do conhecimento, você escolhe o player da sua preferência. Mas eu conto com seu feedback amigo ouvinte. E te convido a compartilhar nas suas redes! Divulgue esse podcast para duas pessoas que merecem ouvi-lo! Desafie o seu colega mais cético a pensar no assunto! E deixe seu like onde ouvir. Isso aumenta a divulgação do projeto. Além disso, você pode entrar em contato conosco e sugerir o próximo tema! Fique ligado nas redes sociais Twitter, Facebook e Instagram Medicina do Conhecimento, afinal compartilhar é multiplicar!
Released:
Aug 10, 2022
Format:
Podcast episode

Titles in the series (19)

Ciência e informação a qualquer momento, em todo lugar!