Discover this podcast and so much more

Podcasts are free to enjoy without a subscription. We also offer ebooks, audiobooks, and so much more for just $11.99/month.

O poder de fogo e as dificuldades do Exército russo na Ucrânia

O poder de fogo e as dificuldades do Exército russo na Ucrânia

FromAo Ponto (podcast do jornal O Globo)


O poder de fogo e as dificuldades do Exército russo na Ucrânia

FromAo Ponto (podcast do jornal O Globo)

ratings:
Length:
25 minutes
Released:
Mar 10, 2022
Format:
Podcast episode

Description

A força do poder militar da Rússia é inquestionável. Centenas de milhares de soldados, milhões de reservistas, mais de 1,3 mil caças, quase 20 mil blindados, 13 mil tanques e uma artilharia pesada, capaz de devastar cidades inteiras, isso sem contar o maior arsenal de armas atômicas do planeta. Só que todo esse poderia bélico tem se mostrado insuficiente para que as tropas russas ganhem terreno na Ucrânia na velocidade que Putin supostamente imaginava. Reportagem de André Duquiade, no GLOBO, mostrou que a inteligência americana detectou uma dispersão de tropas, em diferentes fronts de batalha, o que dificulta ao invasor a manutenção de áreas controladas. O mesmo relatório de inteligência aponta que a maior parte das 190 mil tropas russas que se concentraram na fronteira antes do início da guerra já invadiu o solo russo. Isso significa que a reposição de tropas, equipamentos e apoio logístico aos russos também se torna mais complicada. Nesse cenário, os russos pressionam cada vez mais a população civil da Ucrânia. No Ao Ponto desta quinta-feira, o especialista em segurança internacional e professor da ESPM Gunther Rudzit explica quais são as principais dificuldades encontradas pelo Exército russo após a invasão da Ucrânia e de que forma essa situação pode levar Putin a ampliar a agressividade dos ataques. Ele também analisa as armas que os ucranianos têm usado para, até agora, surpreender Moscou.
Released:
Mar 10, 2022
Format:
Podcast episode

Titles in the series (100)

Aqui ninguém perde tempo, é direto ao ponto. O podcast do GLOBO, publicado de segunda a sexta-feira às 6h, aborda os principais temas do Brasil e do mundo, para que você compreenda tanto os desafios da economia e os trâmites da política, quanto as inovações tecnológicas e a efervescência cultural. É muito? Os jornalistas Carolina Morand e Roberto Maltchik, apresentadores do AO PONTO, encaram o desafio. A cada episódio eles recebem convidados para uma conversa sobre os acontecimentos mais relevantes do dia.