Discover this podcast and so much more

Podcasts are free to enjoy without a subscription. We also offer ebooks, audiobooks, and so much more for just $11.99/month.

A eliminação do coronavírus e os cenários para o futuro

A eliminação do coronavírus e os cenários para o futuro

FromAo Ponto (podcast do jornal O Globo)


A eliminação do coronavírus e os cenários para o futuro

FromAo Ponto (podcast do jornal O Globo)

ratings:
Length:
27 minutes
Released:
Jul 26, 2021
Format:
Podcast episode

Description

Com mais de um ano e meio desde que o primeiro caso de Covid-19 foi identificado no mundo, uma pergunta essencial continua sem resposta: como será a vida pós-pandemia? Um grupo de pesquisadores da Universidade Brown, nos Estados Unidos, traçou quatro possíveis cenários para esse futuro. Segundo o artigo, publicado na revista científica JAMA (Journal of the American Medical Association), o planeta poderá observar panoramas que envolvem desde a erradicação e a eliminação, até a coabitação e a conflagração do vírus. No entanto, tudo ainda depende do avanço da vacinação e das medidas de precaução que consigam frear novas mutações do Sars-CoV-2, o vírus causador da Covid-19. Ainda que seja difícil pensar na eliminação do vírus agora, com o surgimento de variantes mais transmissíveis, como a Delta, e os diferentes ritmos de imunização pelo mundo, esse não é um cenário impossível, de acordo com os cientistas. A teoria que considera as possíveis realidades pós-pandêmicas é a mesma que explica como surtos no passado viraram doenças relativamente controladas hoje. Rubéola e sarampo, por exemplo, chegaram a ser eliminados com uma alta cobertura vacinal em algumas regiões, embora continuem circulando em outras. Já a varíola é considerada uma doença erradicada. Mas, em relação a outros vírus, que ainda causam surtos eventuais, a sociedade teve de aprender a conviver com eles. Essa seria a situação de coabitação, que também pode acontecer no mundo com o novo coronavírus. Esse seria, também, o cenário hoje de países que controlaram a pandemia primeiro. No Ao Ponto desta segunda-feira, a epidemiologista Éthel Maciel, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e o infectologista Alexandre Náime Barbosa, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), avaliam qual desses cenários é o que se desenha para o futuro do Brasil e de que forma o avanço da variante Delta pode ser uma ameaça ao fim da pandemia.
Released:
Jul 26, 2021
Format:
Podcast episode

Titles in the series (100)

Aqui ninguém perde tempo, é direto ao ponto. O podcast do GLOBO, publicado de segunda a sexta-feira às 6h, aborda os principais temas do Brasil e do mundo, para que você compreenda tanto os desafios da economia e os trâmites da política, quanto as inovações tecnológicas e a efervescência cultural. É muito? Os jornalistas Carolina Morand e Roberto Maltchik, apresentadores do AO PONTO, encaram o desafio. A cada episódio eles recebem convidados para uma conversa sobre os acontecimentos mais relevantes do dia.