Discover this podcast and so much more

Podcasts are free to enjoy without a subscription. We also offer ebooks, audiobooks, and so much more for just $11.99/month.

O mecanismo de Bolsonaro para privilegiar seus aliados

O mecanismo de Bolsonaro para privilegiar seus aliados

FromAo Ponto (podcast do jornal O Globo)


O mecanismo de Bolsonaro para privilegiar seus aliados

FromAo Ponto (podcast do jornal O Globo)

ratings:
Length:
27 minutes
Released:
Jun 22, 2021
Format:
Podcast episode

Description

Nos últimos dois anos, os principais líderes no Congresso travaram uma batalha para garantir que as chamadas "emendas do relator" estivessem recheadas de dinheiro. Foi assim no debate do orçamento deste ano, quando o o governo aprovou um texto que tinha tanto dinheiro para essas emendas que faltou para outras despesas obrigatórias. Em 2020, houve uma discussão muito parecida. Nessa queda de braço, o relator do orçamento ficou com R$ 20 bilhões em verbas para investimentos sob sua responsabilidade. Só que quem controla esse dinheiro é o próprio governo, que elaborou até um ranking para medir a fidelidade de seus aliados no Congresso. Com isso, a liberação dos recursos quase sempre privilegia os parlamentares mais fiéis. Segundo o jornal "O Estado de S.Paulo", a fome dos aliados é saciada por R$ 3 bilhões, que são liberados seguindo o humor do Planalto e a caneta do ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional). Com um detalhe adicional: esse mecanismo dificulta o acompanhamento dessa despesa. No Ao Ponto desta quarta-feira, o repórter de Economia Manoel Ventura e o editor-executivo Paulo Celso Pereira contam como o governo abastece com verbas públicas seus principais defensores e as brechas que esse método abre para irregularidades.
Released:
Jun 22, 2021
Format:
Podcast episode

Titles in the series (100)

Aqui ninguém perde tempo, é direto ao ponto. O podcast do GLOBO, publicado de segunda a sexta-feira às 6h, aborda os principais temas do Brasil e do mundo, para que você compreenda tanto os desafios da economia e os trâmites da política, quanto as inovações tecnológicas e a efervescência cultural. É muito? Os jornalistas Carolina Morand e Roberto Maltchik, apresentadores do AO PONTO, encaram o desafio. A cada episódio eles recebem convidados para uma conversa sobre os acontecimentos mais relevantes do dia.