Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Carta do Achamento do Brasil
Carta do Achamento do Brasil
Carta do Achamento do Brasil
Ebook68 pages55 minutes

Carta do Achamento do Brasil

Rating: 4 out of 5 stars

4/5

()

Read preview

About this ebook

«A carta de Caminha é algo inteiramente novo e, repita‑se, um documento único na história da humanidade. Estou consciente de que me restrinjo à «humanidade europeia» (e especificamente ocidental), mas na minha vasta ignorância não tenho notícia de nada que se lhe assemelhe. Nem Marco Polo revela tal candura perante o inesperado, o maravilhoso descoberto, mesmo se planeado (e a isso já iremos mais adiante).
A narrativa de Pêro Vaz de Caminha − confesso que prefiro não entrar em pormenores sobre ela para que o leitor a descubra virgem, e a aprecie por si próprio, pois ela dispensa glosas − basta lê-la atentamente para nos darmos conta da abertura de horizontes dos recém-chegados a um universo novo, inteiramente inesperado. Vemo-los fascinados perante a natureza e a beleza de um povo que os deslumbra.
Tudo surge descrito numa linguagem gostosa, ditada por um olhar eivado de quase ingénua inocência.»
Onésimo Teotónio Almeida
LanguagePortuguês
Release dateMay 17, 2021
ISBN9789897026423
Carta do Achamento do Brasil
Author

Pêro Vaz de Caminha

Nasceu em meados do século XV, presumivelmente no Porto, e terá morrido em combate em Calecut, na Índia, em 1500. Ocupou posições de relevo na cidade onde nasceu, tendo participado na Batalha de Toro comandando as tropas do concelho. Foi Mestre da Balança da Casa da Moeda do Porto e participou nas sessões da Câmara onde foi incumbido de redigir os capítulos a serem apresentados à Corte. Foi cavaleiro das Casas de D. Afonso V, D. João II e D. Manuel I e escrivão da Armada de Pedro Álvares Cabral. O seu nome ficará para sempre ligado ao «achamento» do Brasil devido à sua famosa Carta – agora aqui publicada –, considerada a «certidão de nascimento» do Brasil e descoberta mais de dois séculos depois, em 1773, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa.

Related to Carta do Achamento do Brasil

Related ebooks

History For You