Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Diário de um escritor: Meia carta de um sujeito
Diário de um escritor: Meia carta de um sujeito
Diário de um escritor: Meia carta de um sujeito
Ebook294 pages5 hours

Diário de um escritor: Meia carta de um sujeito

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

"Diário de um escritor" reúne mais de mil páginas de ensaios, crônicas e contos que foram produzidos por Fiódor Dostoiévski entre 1873 e 1881 (ano de sua morte). Originalmente, o "Diário" era o título de uma coluna assinada por Dostoiévski na revista de política e literatura "O cidadão", que a partir de 1876, passou a ser publicada como uma nova revista. Foi com a atividade de jornalista e polemista, e não como escritor, que Dostoiévski conquistou notoriedade. O interesse pelo "Diário" não reside, no entanto, apenas nas polêmicas de seu tempo: em suas páginas, é possível acompanhar o próprio processo criativo do autor, que "constrói uma teoria estética ao mesmo tempo que a aplica", como observa Irineu Franco Perpetuo na "Apresentação" deste volume.
A publicação integral do "Diário" está dividida em quatro partes: "Diário de um escritor - 1873"; "Diário de um escritor - 1876"; "Diário de um escritor - 1877"; "Diário de um escritor - 1880-1881"; Adendo: textos avulsos de 1873 a 1878 para a revista "O cidadão".
LanguagePortuguês
PublisherHedra
Release dateAug 16, 2017
ISBN9788577154753
Diário de um escritor: Meia carta de um sujeito
Author

Fiódor Dostoiévski

Fiódor Mijailovich Dostoievski; Moscú, 1821 - San Petersburgo, 1881) Novelista ruso. Educado por su padre, un médico de carácter despótico y brutal, encontró protección y cariño en su madre, que murió prematuramente. Al quedar viudo, el padre se entregó al alcohol, y envió finalmente a su hijo a la Escuela de Ingenieros de San Petersburgo, lo que no impidió que el joven Dostoievski se apasionara por la literatura y empezara a desarrollar sus cualidades de escritor. En 1849 fue condenado a muerte por su colaboración con determinados grupos liberales y revolucionarios. Tras largo tiempo en Tver, recibió autorización para regresar a San Petersburgo, donde no encontró a ninguno de sus antiguos amigos, ni eco alguno de su fama.

Read more from Fiódor Dostoiévski

Related to Diário de um escritor

Related ebooks