Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Fábulas, volume 2
Fábulas, volume 2
Fábulas, volume 2
Audiobook47 minutes

Fábulas, volume 2

Written by Aesop

Narrated by LibriVox Community

Rating: 0 out of 5 stars

()

About this audiobook

Esopo é um lendário autor grego, que teria vivido na Antigüidade, ao qual se atribui a paternidade da fábula como gênero literário.As Fábulas de Esopo serviram como base para recriações de outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine.Fabulista grego do século VI a.C.. O local de seu nascimento é incerto — Trácia, Frígia, Etiópia, Samos, e Sardes todas clamam a honra. Eventualmente morreu em Delfos. Na verdade, todos os dados referentes a Esopo são discutíveis e trata-se mais de um personagem lendário do que histórico.A única certeza é que as fábulas a ele atribuídas foram reunidas pela primeira vez por Demétrio de Falero, em 325 a.C..

Esopo teria sido um escravo, que foi libertado pelo seu dono, que ficou encantado com suas fábulas. Ao que tudo indica, viajou pelo mundo antigo e conheceu o Egito, a Babilónia e o Oriente. Concretamente, não há indícios seguros de que tenha escrito qualquer coisa.

Entretanto, foi-lhe atribuído um conjunto de pequenas histórias, de carácter moral e alegórico, cujos papéis principais eram desenvolvidos por animais. Na Atenas do século V a.C., essas fábulas eram conhecidas e apreciadas.

As fábulas que lhe são atribuídas sugerem normas de conduta que são exemplificadas pela ação dos animais (mas também de homens, deuses e mesmo coisas inanimadas). Esopo partia da cultura popular para compor seus escritos. Os seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens. A intenção de Esopo, em suas fábulas, era mostrar como os seres humanos podiam agir, para bem ou para mal.Assim como Homero, as fábulas de Esopo faziam parte da tradição oral dos gregos, por isso não foram escritas pelo seu suposto autor. Mais de duzentos anos depois da suposta morte de Esopo é que as fábulas foram reunidas e escritas.

(Adaptado da wikipedia por Vicente)

LanguagePortuguês
PublisherLibriVox
Release dateAug 25, 2014
Fábulas, volume 2
Author

Aesop

Although the three hundred fables in his famous collection are attributed to Aesop, and his name is synonymous with the form, it seems unlikely he was in fact anything more than a legendary figure. While some historical accounts maintain he was a slave with a prodigious talent for story-telling who lived during the sixth century B.C., many believe it unlikely that this whole stock of fables can be attributed to one individual. What does seem clear though is that the fables began their life being orally transmitted before being put down in writing.

Related to Fábulas, volume 2

Related audiobooks

Philosophy For You