ENTRE INCERTEZAS E OPORTUNIDADES

Enquanto autoridades aeronáuticas de todo o mundo debatem os complexos processos de certificação dos veículos aéreos de pouso e decolagem verticais e engenheiros buscam soluções urgentes para a eletrificação dos sistemas de propulsão, o mercado de aviação, a despeito das incertezas, aposta alto nas oportunidades em torno dos cada vez mais badalados eVTOL.
Os primeiros estudos em torno das novas aeronaves nasceram de uma proposta de incrementar o deslocamento urbano com base em plataformas digitais de compartilhamento. Não por um acaso, a Uber foi uma das primeiras empresas a acreditar no conceito. Quase uma década depois, o eVTOL ampliou seus horizontes, com dezenas de projetos em andamento, inclusive de grandes fabricantes, como Embraer, Bell e Airbus, chamando a atenção também de empresas aéreas, que enxergam uma oportunidade adicional de negócios. O irônico é que a Uber, embora tenha incentivado os primeiros estudos, desistiu do projeto, concentran-do-se em tornar lucrativa suas operações terrestres.
ESTADOS UNIDOS
Recentemente, as principais empresas aéreas do mundo passaram a assinar memorandos de entendimento com fabricantes tradicionais, como a Embraer, assim como com criadas unicamente com o propósito Archer, incluindo um investimento de capital e um pedido para até 200 veículos aéreos urbanos, que podem somar até um bilhão de dólares.
You’re reading a preview, subscribe to read more.
Start your free 30 days